CICLO FOGO

Ritual de Som

A Arte de guiar cerimônias com o Som Sagrado

Chamamos de ritual de som toda vivência ou meditação em que elementos sonoros e musicais conectam os participantes com a essência. Orquestrado por Pierre Stocker e Gabriel Ossian, esse curso nasce de anos de experiência na arte de guiar cerimônias sagradas. Baseado no estudo da sabedoria da natureza, fortalece a visão simbólica, desde a composição do roteiro até o trabalho intuitivo com os instrumentos.

Pré-Inscrição Curso SoundfulnessⓇ

Deixa seu contato para participar da próxima turma

Em cada ciclo oferecemos um formato híbrido de ensino. O módulo online permite iniciar o estudo a distância, preparando o aluno para alcançar toda a profundidade do módulo presencial. Para concluir cada ciclo é necessário passar pelo online e pelo presencial, enquanto o ensino continuado sustenta o ritmo do aprendizado entre os ciclos.

Módulo 01

ONLINE
CONTEÚDO

Simbologia do homem sagrado no espaço / tempo

Sabedoria Maia Tolteca e Arte de ver dos 7 corações

Bússola dos 3 mundos Andinos, 4 direções e seus animais totens

Sabedoria da natureza e espiritualidade dos 4 elementos

Função e simbologia do Altar sagrado

Criação do roteiro, timeline, formatos e fatores chaves do Ritual de Som

MASTERCLASS DE INSTRUMENTOS

Tambor Lakota / Tambor Oceânico / Flauta Zamponha, Flauta NAF / Tambura Indiana / efeitos sonoros e percussivos, o uso da voz

A metodologia Soundfulness® se baseia na cosmo-vivência, ou seja, aposta no impacto da experiência de autoconhecimento para criar marcos na consciência e abrir a visão e audição para assimilar as competências fundamentais e atender com massagem de som.

Módulo 02

PRESENCIAL
CONTEÚDO

Arte de elaborar transições: fluidez e coerência da energia musical

Princípios de improvisação e composição espontânea

Mapeamento dos instrumentos nos 4 elementos da natureza

Criação de cenários e narrativas através do som

Produção de formatos ritualísticos e altares adaptados para vivências

Desenho de roteiros e repartição das funções entre facilitadores

Módulo 02

PRESENCIAL
APRENDIZADO
VIVENCIAL:

Praticar meditações sonoras receptivas e ativas todos os dias

Interagir com inúmeros instrumentos e experimentar as sensações na pele

Tocar instrumentos em grupo e explorar paisagens sonoras

Experimentar a composição espontânea e perceber o espaço

Sentir a vibração do ritual no corpo e no coração

Ter insights sobre como recriar esses estados e camadas sonoras

Assimilar a simbologia através da prática

Apresentar um ritual de som completo ao vivo com público real

Descobrir seu instrumento de poder

Beneficiar de um acompanhamento profissional

Jornada Xamânica e descoberta do seu animal totem

O curso presencial possibilita o manuseio claro de diversos instrumentos. Aprendemos a criar camadas sonoras com efeitos e transições que enriquecem a experiência auditiva dos participantes. Não precisa ser músico, trabalharemos com os instrumentos de forma intuitiva.

FORMATO

Módulo Presencial

* 4 dias seguidos das 9h às 20h
* Apostila ilustrada de 50 páginas
* Atestado do Módulo Fogo

Instrumentos presentes no módulo presencial:

Instrumentos de sopro e melódicos:

Flautas nativas e peruanas, Vozes

Instrumentos de efeitos:

Tambor oceânico e efeitos sonoros

Instrumentos percussivos:

Tambor xamânico, bongo, surdo, caxixi, maracá…

Instrumentos delicados:

Kalimba & Carrilhão Koshi

Instrumentos de Metal:

Gongos e taças tibetanas

Instrumentos étnicos:

Didgeridoo, Berimbau, Handpan

Instrumentos de cristal:

Tigelas, pirâmides…

Instrumentos de cordas:

Tambura indiana, Charango, Violão…

Os instrumentos do módulo presencial são muitos e incluem os dos participantes. A grande maioria são intuitivos e sempre tocados em grupo. Cada um irá escolher de acordo com seu coração

Sobre o estudo continuado

Entre cada ciclo, o programa de educação acompanha o crescimento do aluno com um estudo continuado, criando ritmo ao intercalar o online e o presencial, estimulando a integração dos saberes. Isso permite desenvolver a experiência e vivência pessoal. Permite também desenvolver a rede, trocar com outros alunos e profissionais de várias áreas, todos engajados na trilha do Sound Healing e do autoconhecimento.

PARA CONCLUIR O CICLO FOGO:

Aprimoramento do aluno em 1 ou 2 instrumentos apresentados no curso de ritual de som. A escolha do instrumento e do professor fica a critério do aluno, que precisa se comprometer em realizar um mínimo de 8 aulas entre 4 e 8 meses.

Participação em um grupo de prática presencial de ritual de som. Isso lhe permite estar em contato com outros facilitadores, ganhando experiência ao oferecer o som e desfrutar dessa arte.

Para quem?

• Terapeutas holísticos, profissionais que trabalham com grupos

• Músicos afins de desenvolver trabalhos de meditação

• Quem deseja vivenciar ou se aprofundar na vertente artística do Sound Healing

• Quem ama música, mas sempre teve medo de tocar!

• Não é necessário ser músico ou ter experiência prévia

Facilitador

PIERRE STOCKER

Pierre Stocker

MENTOR DA ESCOLA, SOUND HEALER & ARTISTA

Pierre Stocker nasceu na França em 1982 de frente para o mar. Começou a tocar piano com 5 e saxofone com 7 anos de idade. Sempre cultivou um Afeto Infinito pela música, que estudou em conservatório até 2002. Curioso e criativo por natureza, pesquisa referências sonoras do mundo desde muito jovem e possui uma cultura musical extensa. Mestrado em administração de empresas na França e no Canadá com o intuito de trabalhar na indústria musical, reorientou seus passos ao perceber que estava buscando uma conexão mais profunda com essa arte. Viajou por vários países da América central, Europa, Ásia e África do norte conhecendo culturas ancestrais.

Pierre Stocker

MENTOR DA ESCOLA, SOUND HEALER & ARTISTA

Pierre Stocker nasceu na França em 1982 de frente para o mar. Começou a tocar piano com 5 e saxofone com 7 anos de idade. Sempre cultivou um Afeto Infinito pela música, que estudou em conservatório até 2002. Curioso e criativo por natureza, pesquisa referências sonoras do mundo desde muito jovem e possui uma cultura musical extensa. Mestrado em administração de empresas na França e no Canadá com o intuito de trabalhar na indústria musical, reorientou seus passos ao perceber que estava buscando uma conexão mais profunda com essa arte. Viajou por vários países da América central, Europa, Ásia e África do norte conhecendo culturas ancestrais.

Em janeiro 2006 saiu em busca de autoconhecimento pela América do Sul e mochilou durante 1 ano, conhecendo as culturas da Argentina, Chile, Peru, Bolívia. Nesse sabático, encontrou respostas sobre perguntas existenciais observando a natureza. Descobriu que o Som era uma chave para desvendar alguns mistérios da consciência e se conectar profundamente com a essência criativa da vida. Cruzou o continente de ônibus do Machu Picchu até a Chapada Diamantina e sentiu ressonância com a natureza exuberante, a abertura do coração e a musicalidade da cultura do Brasil, onde reside desde então. Estudou várias vertentes terapêuticas do som (ver Currículo a seguir) com o intuito de conectar profundamente com a matriz do universo e resgatar o sentido da vida.

Tocando mais de 20 instrumentos e pioneiro no Brasil com o conceito “Sound Journey”, ele desenvolveu desde 2009 vários formatos de terapia sonora e rituais com sons sagrados ao vivo, com mais de 5.000 pessoas deitadas. Tocou em vários SESCs, livraria cultura, Museu de Arte Moderna de SP, Estúdios de Yoga e casas de autoconhecimento. Realizou centenas de atendimentos com Sound Healing e facilitou dezenas de cerimônias envolvendo o som e estudos ampliados da consciência com as medicinas da terra. Afinado com a linguagem Inca e Maia Tolteca, encontra pontes entre a filosofia clássica e a sabedoria da natureza vista pelos povos originários. Percebeu que a sociedade atual precisa de uma orientação e nova narrativa para resgatar o sentido e a essência por trás da evolução da natureza humana. Com isso, criou sua escola de sound healing em 2018 e o Soundfulness® em 2021, dedicando sua vida para trazer esse acesso para as pessoas.

Como multi-instrumentista e produtor musical, possui um amplo conhecimento instrumental dominando instrumentos de sopros (saxofones, flautas do mundo), cordas (violão, tambura indiana), instrumentos terapêuticos (gongos, taças tibetanas, diapasões), étnicos e percussivos (tambores, vasos, surdo, berimbau). Já produziu 4 álbuns em sua jornada musical, faz uso de uma linguagem que funde gêneros e estilos, passeando pelo instrumental, étnico, new age, meditativo, oriental e jazz. Mora no estado de São Paulo e desenvolve seu trabalho por todo o país.

PERCURSO ACADÊMICO

Biografia em Sound Healer

2021 | FUNDADOR DA ESCOLA SOUNDFULNESS® EDUCATION

2018-2021 | PROFESSOR CERTIFICADO DE TAKETINA®

c/ o percussionista Reinhart Flatischler (Áustria)

600h de treinamento nesse método de conexão com os ritmos primordiais e desenvolvimento da percepção simultânea através do poder do ritmo

2020-2021 | SOUND HEALING AND THERAPY CERTIFICATE PROGRAM

c/ David Gibson, Randy Masters, Steven Halpern (São Francisco / EUA)

186h de estudo sobre ciência moderna do Som, tecnologias atuais, técnicas vocais, uso das frequências, cores e geometria sagrada no contexto do Sound Healing

2018 | FUNDADOR DA ESCOLA “PIERRE STOCKER SOUND HEALING”

16 turmas formadas contabilizando 1.000 horas de ensino entre 2018 e 2020 (São Paulo / Brasil)

2014-2016 | SOUND TRANCE FORMATION

c/ o Psiquiatra e Neurólogo Peter Hess (Alemanha) & o Musicoterapeuta Joel Olivé (Espanha)

360h de estudos teóricos e práticos sobre estados ampliados de consciência através do som

2016 | DIAPASÃO TERAPÊUTICO & SONS BINAURAIS

c/ o Sonoterapeuta Félix Gendron (França)

2015 | FUNDADOR DO GRUPO DE AUTOCONHECIMENTO “O MESTRE INTERIOR”

2014 | MASSAGEM DE SOM MÉTODO PETER HESS®

c/ as Sonoterapeutas Ingrid Ortelbach (Instituto Peter Hess Alemanha) e Regina Santos (RJ)

2014 | MUSICOTERAPIA DIDÁTICA BENENZON

c/ Luisiana B. França Passarini (São Paulo)